Como começar na comédia stand-up

Fur in the Vent: Como começar no stand-up comedy

Se você acha que ser um stand-up comedian é justo sobre fazer piadas que você encontrou na Internet, pense novamente. É uma daquelas formas de comédia que exige anos de maestria, trabalho árduo e dedicação, para citar alguns. Você também precisa ter pele grossa e vontade implacável para continuar, não importa quantas vezes você ouça o suspiro de decepção e grunhidos do público.

Inventar piadas originais também não é para os medrosos. Você passará meses sem conseguir escrever nada no papel, muito menos reunir coragem para ser criativo. No entanto, quando você se mantém em seu ofício, colherá recompensas maiores no final da estrada.

Para saber mais sobre dicas de comédia stand-up, continue lendo abaixo!

O que é comédia stand-up?

Antes de dar algumas dicas sobre como ser um grande comediante de stand-up, vamos primeiro discutir o que esse ato significa. O stand-up comedy é uma performance em que um comediante sobe no palco e executa uma rotina preparada. Normalmente consiste em piadas, histórias engraçadas e piadas, entre outras coisas.

Um set de stand-up comedy segue uma determinada estrutura para ajudar o público a acompanhar o fluxo do humor. Como a estrutura de uma história, ela tem um começo, um meio e um fim.

Dê uma olhada nos elementos básicos de uma rotina de comédia stand-up:

  • Abertura

Na parte de abertura, é onde o comediante estabelecerá como todo o show será. Você precisa começar o show com uma piada bem escrita!

  • Bits

Também chamados de piadas, os bits contêm situações e personagens que o comediante encontrou. Normalmente, tem piadas e um final que não corresponde às expectativas do público.

  • Mais perto

Quanto mais perto é a parte final do show. Esta é sua chance de encerrar seu programa com uma piada sólida, uma referência a uma piada anterior ou outra história para manter o riso do público.

Para começar, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a dominar a arte de ser um comediante stand-up:

Assista a uma aula

Embora assistir a uma aula não seja um requisito, ela lhe ensinará o básico de uma boa rotina de comediante stand-up . Isso é especialmente verdadeiro quando você não tem experiência em comédia ou em escrever piadas originais. Você também aprenderá como estruturar adequadamente seu primeiro set, encontrar sua voz e ganhar mais confiança no palco.

Participar de uma aula de comédia stand-up permitirá que você conheça comediantes locais que podem lhe dar dicas e truques sobre como começar. Eles podem convidá-lo para seus shows e mostrar como se faz. Nunca se sabe, eles podem até ajudá-lo a conseguir seu primeiro show!

Assistir a shows

Uma das melhores maneiras de aprender a ser um comediante é assistir a shows. Antes de subir no palco e fazer as pessoas rirem, você precisa assistir e aprender. Encontre o show mais próximo que você pode assistir, sente-se no fundo e deixe as coisas acontecerem.

Observe como o comediante arruma seu cenário. Que tipo de piadas, piadas e histórias eles incluem em sua rotina? Como eles abrem e terminam o show? Você também deve prestar atenção ao público. Escreva as coisas às quais eles reagem mais, bem como as piadas que não acertam o alvo.

Pense no seu material

Uma rotina de comédia stand-up começa com a qualidade do seu material. Para começar, você precisa seguir os conselhos de redação mais comuns: escreva o que você sabe. Olhe para trás em sua vida e lembre-se das experiências mais memoráveis ​​pelas quais você passou. Escreva sobre a cultura de seu país, o divórcio de seus pais e histórias de trabalho que lhe dão acessos de riso.

Mesmo se você achar que não é a ideia mais interessante de se tornar uma piada, anote. Às vezes, uma única frase ou sentença pode ser recuperada o suficiente para se transformar em uma piada.

E o mais importante: quanto mais pessoal você for com o material, melhor. Você precisa mostrar ao seu público que a pessoa que está no palco é genuína, aberta e vulnerável. Lembre-se de que, para ter um desempenho forte, o público precisa se relacionar com você!

Escreva piadas originais

Para a maioria dos comediantes stand-up, esta pode ser a parte mais difícil. Você precisa escrever todos os dias, mesmo se não estiver com disposição. Todo artista, não importa a qual campo você pertença, requer um certo grau de obsessão, de força de vontade.

Para começar, escolha uma história que você sempre quis contar. Você precisa abordá-lo como se fosse um romancista e observar suas nuances. Revele os personagens, o enredo, o cenário e o conflito principal da história.

No entanto, você precisa ser conciso. Você já ouviu o ditado que diz ‘menos é mais?’ Se sim, a mesma regra se aplica à comédia. Remova as palavras ou frases desnecessárias e seja o mais direto possível. Se você cometer o erro de usar muitas palavras, perderá a atenção do público.

Não se esqueça da piada ao escrever piadas! Servirá como uma reviravolta na história que desafia um resultado lógico. No entanto, você também precisa se certificar de que haja frases de efeito ou mini-piadas no conjunto para não entediar o público.

Trabalhe no seu estilo de atuação

Lembre-se de que a comédia stand-up não tem apenas a ver com piadas e piadas. Se você quiser manter o público sob controle, também precisa ser um artista comprometido. Você não pode mantê-los rindo por uma hora direto se ficar imóvel no palco. Portanto, você tem que trabalhar em seu estilo de desempenho para aperfeiçoar sua entrega.

Se você assistir a shows ao vivo, perceberá que alguns comediantes optam por ser enérgicos no palco, pulando e até dançando enquanto contam piadas. Outros optam por ser inexpressivos, contando piadas sem mudar suas expressões faciais. 

Além disso, você precisa coordenar suas expressões faciais com seus movimentos, especialmente se quiser ser expressivo no palco. Trabalhe em seus gestos de mão e movimentos corporais que correspondam ao núcleo de suas piadas e histórias. Você pode fazer caretas engraçadas para arrancar uma risada do público, apenas certifique-se de não errar o alvo.

Atue com microfones abertos

A única maneira de ser ótimo no stand-up comedy é se apresentando com microfones abertos. Isso inclui bares, casas de shows, cafés e praças abertas, entre outros lugares. É uma das maneiras mais eficazes de colocar suas habilidades à prova e ganhar mais confiança na frente da multidão. Além disso, eles não exigem que você pague, permitindo que você divulgue suas habilidades cômicas gratuitamente.

No entanto, você não precisa se sentir pressionado para acertar seu primeiro set. Esta é apenas uma das maneiras de ajustar seu estilo e praticar sua apresentação. Se você não arrancar muitas risadas do público, não desanime. Lembre-se de que todo mundo tem que começar de algum lugar, você só precisa seguir em frente.

Depois de subir no palco, certifique-se de ter muita energia, mesmo que seu estilo seja um pouco descontraído. Na noite anterior à apresentação, tente dormir oito horas e comer refeições saudáveis. Se você se levantar diante da multidão sentindo-se exausto e esgotado, não entregará seu material adequadamente.

Além disso, deixe suas piadas e piadas se conectarem com o público. Tanto quanto possível, evite o trabalho em massa e concentre-se exclusivamente no seu ato.

Não roube piadas

Um dos piores erros que você pode cometer é roubar piadas de outros comediantes. Lembre-se de que o comédia stand-up tem a ver com ser original e autêntico, então você ter as piadas e jabs de outro quadrinho é considerado um pecado mortal na indústria.

Isso não quer dizer que você não consiga encontrar inspiração em outros comediantes de stand-up. Se você é um iniciante, pode observar o desempenho deles para observar seu tempo e tons. Use-o como um exemplo de como você pode estruturar e escrever seu conjunto!

Esteja ciente de piadas ofensivas

Só porque não é sério, não significa que não possa ofender ninguém. Lembre-se de que as palavras têm muito poder e, como cômico, é sua responsabilidade estar atento ao que diz.

A comédia pode significar ultrapassar os limites, mas há limites que você nunca deve cruzar. Para começar, considere cuidadosamente o assunto de suas piadas ou histórias. Quer se trate de política, sexo ou história, você tem que meditar sobre suas piadas. Reconheça que tudo o que sai de sua boca pode ofender e ferir os sentimentos de alguém, portanto, tenha cuidado.

Para obter mais dicas sobre comédia stand-up, continue lendo aqui em Fur in the Vent!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.